Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Lesão muscular: conheça as principais e como evitá-las!

A lesão muscular é um acontecimento comum na vida de quem pratica atividades físicas, tanto de forma amadora quanto profissional. Elas são os principais motivos de afastamento dos atletas da sua rotina de treino. Além disso, tarefas corriqueiras do dia a dia também podem causar quadros de lesões.

A maioria dos casos das lesões musculares, está relacionada com a sobrecarga na musculatura, seja por um trauma ou por excesso de treino. Fatores de risco, como a genética, uma má alimentação e a falta de condicionamento físico, podem influenciar na gravidade do caso.

Hoje, vamos falar sobre os principais tipos de lesão muscular e como a prevenção ainda é o melhor tratamento. Boa leitura!

Quais os principais tipos de lesão muscular?

As lesões musculares são prejuízos causados nos músculos por vários motivos, como trauma direto, isquemia e laceração. Elas são divididas em três graus, conforme a gravidade, sendo que no grau 1 estão os casos que envolvem o rompimento de poucas fibras musculares.

Acontece geralmente quando o músculo é contraído ou alongado, causando um pequeno desconforto e pouco inchaço. Já no grau 2, ocorre o rompimento de um número maior de fibras, podendo afetar até 50% do músculo. A capacidade de contração é bastante afetada, o inchaço é significativo e a dor é mais intensa.

Por fim, o grau 3 provoca a ruptura propriamente dita da musculatura, com grande parte das fibras sendo afetadas. Nesses casos, tem hemorragia e muito inchaço, abalando completamente a função muscular. Causa bastante dor e, em algumas situações, o tratamento é cirúrgico. Veja os principais tipos de lesão muscular.

Distensões musculares

Essa lesão é causada por um alongamento exagerado das fibras musculares e pode envolver o rompimento de uma boa quantidade delas. De acordo com esse volume, a lesão é classificada entre grau 1, 2 ou 3, sendo o segundo o mais comum. Aumentar muito rapidamente a intensidade dos exercícios físicos, a falta de aquecimento e alongamento e o excesso de carga podem causar as distensões musculares.

Tendinites

A tendinite é caracterizada por uma inflamação ou irritação de um tendão. Costuma acometer geralmente regiões, como ombros, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos e pode ser classificada, como aguda ou crônica. Normalmente, se manifesta com uma dor local, podendo se espalhar por toda a musculatura. Um trauma direto na região ou o excesso de esforço são as causas mais comuns das tendinites.

Estiramentos

Os estiramentos estão no grupo do grau 1 de gravidade das lesões musculares, por não envolver um rompimento significativo das fibras. Quando elas são alongadas com exagero, geram dor que podem piorar com o esforço físico. Alguns fatores que podem causar o estiramento são: o exagero nas atividades físicas ou a falta de alongamento e aquecimento.

Contusões musculares

Considerada uma lesão traumática aguda, as contusões são provocadas pelo choque direto do músculo com alguém ou algum objeto. Muito comum em esportes de contato, como o futebol, essa lesão pode ser classificada como leve, moderada ou grave, conforme a intensidade do choque e o tempo de recuperação.

Portanto, a lesão muscular pode acontecer com qualquer pessoa, porém, é mais comum entre os praticantes de atividades físicas, principalmente, entre os amadores. A melhor prevenção é o fortalecimento muscular, treinamentos de flexibilidade e a correta prescrição de carga. Tenha o acompanhamento de um profissional de educação física e garanta mais segurança e qualidade para os seus treinos.

Quer receber conteúdos exclusivos? Assine a newsletter da Central Nutrition e fiquei por dentro de todas as novidades!

Compartilhe: