Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Entenda as diferenças entre dieta e reeducação alimentar

Conhece a diferença entre dieta e reeducação alimentar? Certamente, você já deve ter ouvido sobre diversos tipos de dieta. Sempre surgem novos métodos que têm como objetivo o emagrecimento ou a conquista de mais saúde. Provavelmente, você já tentou aderir a alguns desses métodos.

Não é incomum, também, ouvir de amigos que as dietas não funcionam. Alguns relatam que o ideal é buscar uma reeducação alimentar. Com tantas informações sobre esse tema, é normal se sentir perdido. É o seu caso?

Pensando nisso, hoje vamos abordar justamente esse assunto. Você sabe realmente qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar? Não? Então, fique com a gente e descubra qual método é melhor para você!

O que é reeducação alimentar?

Como próprio nome já sugere, nessa conduta, o foco é a educação alimentar. Essa estratégia prepara você para realizar escolhas melhores. Não existe uma restrição e sim um trabalho que levará você a encontrar um caminho mais equilibrado nas suas escolhas do dia a dia.

Quer um exemplo? Suponhamos que você coma dois grandiosos pães franceses no seu café da manhã. Uma conduta focada na reeducação alimentar vai ajudar você a reduzir a quantidade e melhorar a qualidade da sua refeição.

Logo, você ainda comerá o pão, mas aprenderá a acrescentar outros alimentos mais nutritivos. Com o tempo, você vai consumir metade de um pão francês e acrescentando frutas, iogurtes, fibras, dentre outras opções mais nutritivas. Na reeducação alimentar, tudo é permitido desde que se tenha equilíbrio.

A partir do momento que você aprende a fazer escolhas e ter equilíbrio, você manterá os hábitos para o resto da vida. Como resultado, você terá mais saúde. Além disso, se o seu objetivo é emagrecimento, você perceberá que será muito mais fácil manter o seu peso ao longo dos anos.

O que é dieta?

Vista como algo que requer sacrifício, a dieta é associada à restrição alimentar. Nela, você se depara com alimentos permitidos e proibidos. Geralmente, ela tem um objetivo claro e de curto prazo.

Além do emagrecimento, as dietas também podem ser utilizadas para o tratamento de doenças. Para uma pessoa que foi diagnosticada com doença renal crônica, por exemplo, a reeducação alimentar não daria conta sozinha do tratamento.

Existe uma série de nutrientes que esse indivíduo precisa reduzir. Portanto, ele precisa de um planejamento alimentar extremamente contabilizado e muitas vezes restrito. O mesmo vale para o diabético ou alguém que deseja reduzir o colesterol.

No caso de emagrecimento, é necessário ter atenção! As dietas podem ser eficazes a curto prazo, mas é necessário refletir sobre um ponto. Por quanto tempo uma pessoa saudável consegue manter uma restrição alimentar severa? Difícil, né? É por isso que muitas pessoas entram no famoso efeito sanfona.

Qual é mais eficaz?

Agora que já sabemos o que significa dieta e reeducação alimentar, podemos falar um pouco da eficácia. A reeducação alimentar é a melhor opção para quem busca prevenção de doenças e emagrecimento. É mais fácil você mantê-la a longo prazo, uma vez que ela proporciona autonomia e você consegue adequá-la a sua rotina.

Porém, como dito anteriormente, algumas condições de saúde necessitam de uma dieta. Mas mesmo nesses casos em que a restrição é necessária, isso não exclui a necessidade de educação. A diferença é que você precisará ser reeducado dentro de uma nova condição de vida.

Um exemplo é um diabético que precisa controlar a ingestão de carboidratos. Apesar dessa restrição, ele pode aprender a escolher o melhor carboidrato, qual a melhor forma de consumi-lo e qual o melhor horário.

Ressalta-se também que dietas muito restritas trazem riscos para a saúde tanto física quanto mental. Elas podem estressar o organismo e trazer efeitos indesejados. É importante sempre ser acompanhado por um profissional para verificar o risco de deficiências nutricionais e a necessidade de suplementação.

Como você pode observar, existe realmente diferença entre dieta e reeducação alimentar. Agora que você já sabe o que cada uma significa, você pode escolher o que é melhor para você.

Gostou do nosso artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas que podem melhorar a sua saúde. Até a próxima!

Compartilhe: