Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Como tomar aminoácidos e quais os benefícios?

Às vezes, sentimos alguns desequilíbrios no nosso corpo que ainda não se tratam de uma doença, mas que podem ser deficiências nutricionais. Uma boa alimentação é indispensável para manter o nosso organismo saudável e nutrido.

Por isso, saber a importância dos nutrientes pode ajudar você a detectar aquilo que deve ser melhorado na sua alimentação. Você já ouviu falar dos aminoácidos? Muitas pessoas não conseguem resultados na prática de exercícios físicos porque não consomem adequadamente essa substância. Você sabia?

Ficou curioso? Não se preocupe! Hoje, vamos abordar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Quer saber como tomar aminoácidos? Então, confira essa matéria até o fim!

O que são aminoácidos?

Os aminoácidos são unidades básicas que formam as proteínas. Dessa forma, as proteínas do nosso corpo contém 20 tipos de aminoácidos. Alguns deles, o nosso próprio organismo produz — são os que chamamos de aminoácidos não essenciais.

No entanto, existem alguns, denominados essenciais, que o corpo não pode produzir. Assim, a única forma de se adquirir essas substâncias é por meio da alimentação. Ficou curioso para saber que aminoácidos são esses? Vamos falar para você! São eles:

  • metionina;
  • valina;
  • isoleucina;
  • leucina;
  • fenilamina;
  • triptofano;
  • lisina;
  • treonina.

 

Agora que sabemos que nutrientes são esses, você deve estar se perguntando por que é tão importante garanti-los na sua alimentação, não é? Então, confira!

Quais são os benefícios de tomar aminoácidos?

Indispensáveis na nossa alimentação, os aminoácidos essenciais são responsáveis por diversas funções do nosso corpo. Dentre elas, estão:

  • recuperação de lesões e regeneração muscular;
  • equilíbrio da produção hormonal;
  • otimização do funcionamento do cérebro, rim e coração;
  • atenuante do estresse;
  • construção de músculos;
  • fortalecimento de unhas, cabelos e pele;
  • aumento da imunidade.

 

Viu como a ingestão pode trazer inúmeros benefícios? Agora que já sabemos a função dos aminoácidos, é importante saber como consumi-los. Isso nos leva para o assunto do próximo tópico. Vamos lá!

Como tomar aminoácidos?

Para conseguir essa importante substância por meio da alimentação, a primeira regra básica é a variedade. É isso mesmo! Por não existirem alimentos ricos em todos os aminoácidos essenciais, devemos abusar de combinações para conseguir o aporte adequado do nutriente. Parece difícil, mas vamos dar um exemplo que deixará mais tranquilo.

Sabe aquela clássica refeição do brasileiro? Você que pensou no arroz com feijão, acertou. Quando consumidos juntos, eles fornecem para o nosso corpo todos os aminoácidos essenciais. Isso se deve ao fato, que mesmo o arroz sendo pobre em lisina o feijão compensa essa deficiência.

Você que não come arroz e feijão, pode adquirir esses nutrientes consumindo alimentos de origem animal, como ovos, carne, peixes e laticínios. Vegetarianos também podem variar o consumo de leguminosas — soga, lentilha, ervilha, dentre outros. Ressalta-se que não basta apenas consumir os alimentos fontes. A quantidade também deve ser adequada.

O horário da ingestão também é importante. Para quem pratica exercícios eles devem ser consumidos antes e depois da prática. O fracionamento ao longo do dia, assim como o seu consumo pela manhã e a noite, também pode trazer resultados.

Logo, consumir arroz e feijão uma vez ao dia não vai resolver o seu problema, combinado? Por isso, vale a pena procurar um nutricionista e saber qual a quantidade ideal para você. Geralmente, esse calculo é realizado considerando o seu peso, frequência da prática de exercícios físicos e objetivos.

Acha difícil conseguir consumir aminoácidos apenas pela alimentação? Isso não é um problema e o profissional também vai poder ajudar. Atualmente, existem inúmeros tipos de suplementação de aminoácido no mercado. De preferência para aqueles que já contêm os 8 aminoácidos essenciais em sua forma livre, pois são muito mais eficazes.

Como você pode ver, tomar aminoácidos é muito importante para a manutenção da nossa saúde. Praticantes de exercícios físicos precisam ter uma atenção especial com o nutriente para alcançar os seus objetivos.

Gostou desse conteúdo e ficou interessado na suplementação? Então, acesse nossa página e conheça uma das nossas opções de suplemento de aminoácidos que pode trazer mais qualidade de vida para você e para a sua família.

Compartilhe: