Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Afinal, como ter uma gravidez saudável e sem riscos para o bebê?

Uma das maiores preocupações dos futuros papais é como ter uma gravidez saudável. Isso é importante tanto para evitar surpresas desagradáveis quanto para o bom desenvolvimento do bebê. Muita gente fica em dúvida sobre o que fazer para levar uma gestação tranquila, mas é preciso saber que não existem muitos segredos: apenas algumas atitudes e bons hábitos de vida. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira!

Tenha uma boa alimentação

Uma alimentação equilibrada e rica em itens saudáveis é a base para uma boa saúde. Vegetais frescos, como frutas, verduras e legumes, além de carnes, ovos, leite, cereais integrais e leguminosas fornecem os nutrientes essenciais para a gestante e o bebê.

Geralmente, é necessário fazer a suplementação de vitaminas e minerais por conta da dificuldade em alcançar as necessidades nutricionais somente com alimentação. Para isso, o nutricionista é quem poderá adequar o plano alimentar à dosagem dos suplementos.

Beba água

Nosso corpo é feito de 70% de água, e por isso, ele precisa da quantidade adequada para funcionar bem. Na gestação é importante redobrar a atenção na quantidade de líquido ingerido. Uma boa hidratação ajuda na eliminação das toxinas, na redução do inchaço, no bom desenvolvimento do bebê, na reposição do líquido amniótico, entre outras vantagens. Sendo assim, tenha sempre a sua garrafinha de água à mão.

Mantenha-se ativa

Salvo recomendação médica em casos de gravidez de risco, a gestante deve-se manter ativa para obter todos os benefícios que as atividades físicas trazem nessa fase da vida da mulher, como:

  • melhora a respiração;
  • fortalece os músculos e, por isso, previne a dor nas costas;
  • auxilia no controle da pressão arterial;
  • ajuda no controle do ganho de peso corporal;
  • reduz o estresse e dá sensação de bem-estar.

Durma bem

Parece uma missão um tanto quanto difícil para uma gestante dormir bem. No começo, o sono é interrompido pela vontade de fazer xixi várias vezes durante a noite, e já no final, o problema é encontrar a posição ideal.

Está com dificuldades para dormir? Então, antes de ir se deitar, tome um banho relaxante, faça um alongamento, tenha uma refeição mais leve, leia um livro e crie um ambiente bem aconchegante.

Faça o pré-natal

O pré-natal é o acompanhamento médico por meio de consultas e exames de imagem e laboratoriais. Ele é fundamental para a saúde da mãe e do bebê, pois detecta e possibilidade o controle de possíveis alterações. Dessa maneira, escolha um profissional de confiança para acompanhar você durante toda a gestação, e, assim, assegurar uma gravidez mais saudável e tranquila. Afinal, é isso o que toda gestante deseja, não é mesmo?

Tome cuidado com medicações

Na gestação é preciso evitar a automedicação, pois diversas substâncias são proibidas em determinadas fases ou por toda a gravidez, inclusive durante a amamentação. Portanto, siga a orientação do médico quanto aos remédios permitidos e as dosagens. Em caso de dúvida, procure o profissional antes de tomar qualquer medicamento, até mesmo os ditos naturais.

Viu como ter uma gravidez saudável não é um bicho de sete cabeças? Se você ainda não tem bons hábitos de vida, é bom começar a tê-los para, assim, curtir uma gestação bem tranquila e prazerosa.

Você já conhece a Central Nutrition? Ela é uma empresa que produz e comercializa suplementos alimentares de excelente qualidade e alta tecnologia. Visite o site e entre em contato conosco para saber mais!

Compartilhe: