Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Conheça os benefícios do óleo de chia para a saúde

A chia é uma planta herbácea originária do México e já é utilizada há muitos séculos como forma de reforçar a dieta, uma vez que ela é rica em ácidos graxos poliinsaturados, fibras, proteínas, vitaminas e outros nutrientes. Por esse motivo, existem muitos benefícios do óleo de chia para a saúde.

O óleo é extraído das sementes e o processo é feito por prensagem a frio. Dessa forma, todas as propriedades químicas e nutrientes presentes no alimento, com exceção das fibras, são preservados — ele pode ser encontrado em cápsulas ou em frascos (conhecido como azeite de chia).

Ao acrescentar o alimento no seu cardápio diário, é possível aproveitar todos os benefícios do óleo de chia tem a oferecer. Então, continue a leitura e saiba mais!

Ajuda a emagrecer

Como qualquer outra gordura, o óleo de chia é calórico e deve ser consumido com moderação. No entanto, é um alimento saudável que auxilia no processo de emagrecimento devido ao alto teor de ômega 3.

Esse nutriente é um anti-inflamatório natural que ajuda a reduzir as células gordurosas do corpo. Além disso, por ter mais ômega 3 do que ômega 6, o óleo ajuda a normalizar as proporções do corpo. Esse processo reduz as inflamações, favorece a queima e evita o acúmulo de gordura no organismo.

O óleo de chia também contribui para o aumento da sensação de saciedade. Por isso, quem consome regularmente esse alimento tende a comer menos durante as refeições.

Regula a pressão alta

O ômega 3 é uma gordura boa que precisa ser ingerida por meio da alimentação, pois o corpo não é capaz de produzi-la. Além disso, o consumo desse ácido graxo ajuda a diminuir a pressão sanguínea, uma vez que ele ajuda a expandir os vasos sanguíneos. Dessa forma, junto com medicamentos e mudanças na dieta, o óleo de chia ajuda a regular a pressão alta de quem tem esse problema.

Fortalece o sistema imunológico

A forte ação anti-inflamatória do ômega 3 ajuda a proteger as células e a elevar a proteção do sistema imunológico. Ao aumentar a função imune do organismo, seu corpo previne o desenvolvimento de algumas doenças, como gripe e resfriado, e reage melhor àquelas que já se manifestaram, reduzindo a intensidade dos sintomas.

Diminui o colesterol ruim

Novamente, o ômega 3 presente no óleo de chia ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) que está associado à proteção do organismo contra o acidente vascular cerebral e problemas no coração.

Por outro lado, esse ácido graxo também tem a função de baixar os níveis de LDL, o colesterol considerado ruim. A união desses benefícios é fundamental para a proteção do sistema cardiovascular, fator que está diretamente relacionado ao aparecimento das doenças coronarianas e suas consequências.

Os benefícios do óleo de chia são muitos, e você pode inserir esse alimento de forma simples na alimentação. As cápsulas são práticas e podem ser tomadas antes das refeições. Caso opte pelo óleo in natura, prefira utilizá-lo para temperar saladas ou finalizar pratos, pois as altas temperaturas podem oxidar a gordura. Duas colheres ao dia já são o suficiente.

Gostou do assunto? Então, assine a nossa newsletter para receber outras novidades diretamente no seu e-mail!

Compartilhe: