Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Conheça 5 benefícios do magnésio para o corpo humano

A nutrição adequada é indispensável para quem busca por saúde e qualidade de vida. Para atingir esse objetivo, é importante ficar atento quanto à necessidade de diversos micronutrientes no nosso organismo. Por isso, neste post vamos falar sobre os benefícios do magnésio.

Trata-se de um mineral extremamente importante para a nossa saúde. Ele participa de mais de 300 reações metabólicas do nosso corpo. Portanto, quem quer mais saúde tem que se preocupar em consumir adequadamente esse nutriente.

Não sabe as funções desse importante mineral e está a fim de descobrir? Então, leia esta matéria e fique por dentro dos 5 benefícios do magnésio no seu organismo!

1.   Saúde cardíaca

Indispensável para a saúde do coração, o magnésio atua estabilizando o ritmo do miocárdio. Já deu para ver a sua importância, não é mesmo? Além de proteger o coração, a sua deficiência pode gerar arritmias. Assim, é possível que muitas pessoas desenvolvam doenças relacionadas ao ritmo cardíaco por baixa ingestão desse nutriente.

Ele pode ser usado no tratamento da hipertensão. Além disso, o consumo adequado costuma otimizar a coagulação sanguínea, evitando a formação de trombos e prevenindo infartos e derrames. Como você pode ver, o magnésio é um verdadeiro purificador do sangue.

2.   Saúde celular

Os diversos benefícios do magnésio ocorrem por ele participar de importantes reações celulares. No pâncreas, melhora a resistência à insulina. Portanto, sua ingestão é de grande ajuda aos indivíduos diabéticos para a realização do controle glicêmico.

O mineral também tem função central na saúde dos rins, uma vez que ajuda a eliminar ácidos que se acumulam no órgão. Assim, a ingestão de magnésio atua na filtragem renal, equilibrando o pH do organismo. Isso evita, por exemplo, a formação de cálculos.

Outra função interessante diz respeito às mulheres. Uma vez que ele pode atuar como um relaxante muscular, eles inibem as prostaglandinas e aliviam a dor da cólica menstrual. Mulheres que tinham alguma dúvida sobre a importância da ingestão do magnésio devem ter ficado felizes agora, não é?

3.   Saúde óssea

Está errado quem pensa que o cálcio é o único mineral responsável pela saúde óssea. Se não houver magnésio, de nada adianta o cálcio. Isso se deve ao fato de o magnésio ter papel central no metabolismo desse nutriente. Sem o magnésio para possibilitar a entrada e saída do cálcio das células, não é possível a formação da matriz óssea.

Outro ponto interessante é que ele é responsável pela ativação da vitamina D, que também é importante para a absorção do cálcio. Assim, ele atua prevenindo a osteoporose.

4.   Saúde cerebral

O magnésio é um protetor cerebral nato. Ele estimula receptores cerebrais levando à redução do estresse e da ansiedade. É isso mesmo: quanto menor o nível desse nutriente no nosso organismo, mais sensível ao estresse ficamos.

Seu déficit crônico pode levar a sintomas psiquiátricos severos, como a psicose. Por esse motivo, no caso de doenças psiquiátricas, é recomendável a avaliação dos níveis de magnésio no nosso organismo. A adequação da ingestão pode auxiliar no tratamento.

5.   Saúde muscular

Na prática de exercícios, o magnésio reduz a fadiga e as chances de lesão muscular. A deficiência de magnésio pode levar o atleta a desenvolver câimbra, hipertensão e vasoespasmos. Isso se dá pela depleção no mineral durante a prática. Quando ocorre a redução dos níveis do mineral, o cálcio intramuscular se eleva, podendo ocasionar diversos problemas relacionados à contração e relaxamento da musculatura lisa e esquelética.

Como você pode perceber, os benefícios do magnésio são inúmeros. Sua deficiência pode levar o indivíduo a ter episódios de fraqueza, fadiga, dores musculares, ansiedade, perda de memória, hipertensão, dentre outros.

Para garantir os benefícios do magnésio, basta incluí-lo na sua rotina por meio de vegetais verdes, como espinafre; sementes, como de gergelim e abóbora; oleaginosas, como castanhas e amêndoas e alimentos como leite, iogurte, abacate, feijão, etc. É recomendado também estudar a necessidade de suplementação junto ao seu nutricionista. Suplementar pode ser importante, principalmente no tratamento de doenças agravadas pela falta do nutriente.

Gostou dessas informações? Então siga a gente nas nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook e Instagram. Confira!

Compartilhe: