Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Aterosclerose tem cura? Descubra aqui!

Uma das principais causas para os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), infarto do miocárdio e outros eventos cardiovasculares é a aterosclerose. Ela é uma condição crônica que nem sempre apresenta sinais claros de sua presença. Uma das principais dúvidas, inclusive, é se a aterosclerose tem cura.

Neste texto, reunimos os principais fatos sobre a doença. Você vai entender o que é, quais as suas principais causas, os tratamentos possíveis e saber como preveni-la. Acompanhe a leitura para saber mais!

Entenda o que é a aterosclerose

A aterosclerose é uma condição causada pelo acúmulo de gordura e colesterol nas paredes das artérias. Isso reduz o calibre da artéria, limitando a passagem de sangue por elas. O acúmulo ocorre de maneira progressiva, podendo fechar a passagem por completo. É comum também que algumas placas se soltem na corrente sanguínea, “viajando” pelo corpo.

Quando uma placa se solta, ela segue a corrente sanguínea formando um coágulo. Ele pode se alojar em uma nova artéria ou interromper a passagem ao chegar em uma artéria de menor calibre, ou já com placas. Independente do coágulo estar se movendo ou não, ele reduz o fluxo sanguíneo na região.

Em cada região do corpo, essa interrupção do fluxo sanguíneo traz diferentes consequências. Nos membros inferiores, por exemplo, pode causar dormência e claudicação — o famoso mancar.

Conheça quais são as principais causas

A aterosclerose é uma condição relacionada ao estilo de vida e hábitos. Por ser um acúmulo de gordura e colesterol, sua causa está ligada ao excesso deles no organismo. Alguns dos fatores de risco são:

  • sedentarismo;
  • má alimentação;
  • tabagismo;
  • sobrepeso e obesidade;
  • envelhecimento;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • histórico de doenças cardiovasculares.

 

Saiba como tratar e prevenir

A aterosclerose não tem cura, mas existem tratamentos para estabilizar ou reduzir a progressão. O tratamento depende da gravidade da situação, podendo ser cirúrgico, com medicamentos ou apenas por meio de mudanças no estilo de vida.

Para realizar o diagnóstico e definir o melhor tratamento, é preciso consultar um médico especialista, o cardiologista. Por ser uma doença crônica, o acompanhamento com o médico deve ser feito regularmente, além da adoção de hábitos saudáveis para evitar o surgimento de novas placas e coágulos.

A prevenção também se dá com hábitos de vida saudáveis, principalmente para aqueles que têm histórico familiar de doenças cardiovasculares e/ou outra condição de saúde, como diabetes e hipertensão. O controle e o acompanhamento dessas doenças também são importantes para a prevenção.

A alimentação também é essencial. Por isso, é importante que ela seja balanceada, baseada em comida de verdade. Os alimentos ultraprocessados e fast food devem ser evitados e tratados como exceção. Além disso, a suplementação também pode ser usada como forma de prevenção, melhorando a saúde e a qualidade alimentar. Outras dicas são parar de fumar e praticar atividade física regularmente.

Agora você já sabe que, apesar de a aterosclerose não ter cura, a doença pode ser evitada e tratada. Com o diagnóstico precoce e os devidos cuidados, os pacientes apresentam excelentes resultados. Por isso fazer um check up anual e cuidar da saúde é tão importante.

Compartilhe: