Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

O que são suplementos proteicos?

Muitas vezes, a nossa alimentação não garante o consumo de todos os nutrientes demandados pelo corpo. Por isso, é recomendado complementar a alimentação com a ingestão dos suplementos nutricionais, sobretudo, dos suplementos proteicos.

Os suplementos nutricionais são ativos utilizados para completar a necessidade diária de nutrientes e/ou calorias. Podem ser muito bem aproveitados naquelas situações em que sua ingestão na alimentação seja insuficiente ou quando uma dieta específica requer suplementação. Eventualmente é o caso de pessoas saudáveis que buscam repor a perda de nutrientes no dia a dia ou durante a prática de atividade física.

Dentro desse grupo de praticantes de atividade física e do uso de suplementos nutricionais, temos os suplementos proteicos entre os mais utilizados. Eles têm como objetivo o ganho de massa muscular, além do aumento da resistência física.

Entre os suplementos proteicos, o whey protein se destaca com alto número de consumidores, sendo que a maioria está em busca da hipertrofia muscular. Mas será que o consumo de proteína, muitas vezes indiscriminado, fornece a quantidade de nutrientes necessária para o reparo muscular? Leia nosso post e saiba mais sobre o assunto!

O que é o whey protein?

O termo em inglês, whey protein, pode ser traduzido como proteínas do soro, mais especificamente do leite. O soro é um subproduto do processo de coagulação do leite, o qual pode ser obtido, por exemplo, durante a produção de queijo.

De maneira geral, o soro do leite é composto por água (94%) e componentes sólidos (6%), sendo eles: lactose (carboidrato — 3,8 a 4,3%), proteína (0,8 a 1%) e minerais (0,5 a 0,8%). A sua proporção é dependente do tipo de leite que foi utilizado para extrair o soro, da técnica de produção, do animal, entre outros.

Dentre os componentes sólidos citados, as proteínas são o principal atrativo do soro do leite. Isso porque elas são fontes de aminoácidos essenciais. Entretanto, as proteínas estão em quantidade reduzida e são necessárias diversas etapas de processamento para aumentar a sua concentração no produto final.

Curiosidade

Como resíduo de produção, o soro do leite era muitas vezes descartado em curso d’água. Esse tipo de descarte gera danos ambientais graves, pois, para degradar o soro do leite é necessária uma grande quantidade de oxigênio, comprometendo os níveis de oxigênio presentes na água. Em função desse prejuízo ambiental, alternativas foram pensadas para contorná-lo, por exemplo, a utilização para alimentação animal.

E o que são proteínas?

As proteínas são uma grande classe de moléculas biológicas derivadas da combinação de 20 aminoácidos. A maneira como esses aminoácidos vão ser sequenciados vai determinar a função das proteínas no organismo. Elas podem atuar de forma estrutural, reguladora, de defesa, transporte, incluindo a indução e sinais. Sendo esses sinais responsáveis pelo equilíbrio nutricional, podemos citar a insulina, produzida em resposta à absorção de nutrientes.

Porém, quando falamos de suplementação para o ganho de massa, a proteína está associada ao papel essencial que os aminoácidos têm na recuperação e hipertrofia dos músculos, pois eles são substrato para a síntese muscular, além de estarem presentes na produção de energia durante a atividade física. Então devemos dar uma atenção especial a isto: Se você come muita proteína mas não está digerindo bem elas, seu corpo não irá produzir músculo!

No decorrer da atividade física, o músculo sofre pequenas lesões. Com isso, ocorre a perda de nutrientes, de água e a degradação de proteínas. Essa perda pode durar até 48 horas após os exercícios intensos, como é o caso dos atletas.

Sem a ingestão de nutrientes, a produção de novas proteínas é mínima. Entretanto, estudos apontam que, quando há a ingestão dos nutrientes nas quantidades necessárias, a ativação da produção no músculo esquelético é aumentada.

Mas será que todas as proteínas fornecem a mesma nutrição?

Como mencionamos, as proteínas são formadas por aminoácidos, no total 20. Esses aminoácidos são divididos em não essenciais e essenciais, mesmo todos sendo fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, são denominados aminoácidos essenciais aqueles que devem ser adquiridos na alimentação, pois eles não são produzidos no nosso corpo.

Os participantes da síntese muscular são os aminoácidos essenciais, que ao todo compreendem 8 dos 20 totais. Entre esses oito, de maneira mais pontual, estão os aminoácidos leucina, valina e isoleucina, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada.

Será que toda fonte de proteína fornece a quantidade ideal de aminoácidos essenciais?

A resposta é não. Nem toda proteína fornece todos os aminoácidos essenciais. Além disso, essa porção é variada quando avaliada a absorção destes aminoácidos pelo corpo após a ingestão por diferentes fontes de proteínas. Obtém-se uma faixa que pode corresponder de 16% a 48%, sendo o whey protein detentor de apenas 16%.

Quais são os benefícios da proteína?

A proteína é utilizada por todas as células de nosso organismo. Ela é essencial para manter o corpo em movimento e traz inúmeros benefícios para o corpo, para a saúde e para a prática de exercícios físicos. Veja só!

Para o corpo

Os suplementos proteicos ajudam a ganhar massa muscular, pois são uma fonte rica de energia, que incentiva o crescimento do músculo. Mas sozinhos eles não funcionam: é importante ter uma alimentação balanceada de forma geral.

A proteína também deixa cabelos e pele mais saudáveis e viçosos e faz com que o organismo produza mais anticorpos. Além disso, sua ingestão incentiva o equilíbrio hormonal e um sistema nervoso saudável.

Para completar, a sua recuperação de lesões e feridas será muito mais rápida. Com o consumo adequado, você também terá mais energia e disposição para atividades diárias.

Para a saúde

Outro benefício da proteína é que ela também ajuda bastante a controlar a pressão arterial e a reduzir problemas com colesterol, especialmente no que diz respeito a diminuir o LDL (colesterol ruim).

Investir nessa suplementação garante uma melhora significativa da sua imunidade. Em casos de sobrepeso e obesidade, ela é uma ótima aliada da estabilização dos níveis de glicose.

Para a prática de exercícios físicos

A proteína é muito importante para quem pratica exercícios físicos. Ela contribui para toda a recuperação muscular pós-treino e pode ser encontrada em carnes, leguminosas e legumes. Mas a necessidade diária da substância nem sempre é suprida assim.

Para solucionar essa questão, a suplementação pode ser feita. Não deixe de procurar um nutricionista para descobrir qual é a quantidade ideal para seu organismo antes de investir nos suplementos proteicos.

Onde encontrar proteínas essenciais para o organismo?

As proteínas essenciais para o organismo estão nos laticínios, como queijos e iogurtes. Esses são considerados como alimentos completos, mas é aconselhado consumi-los com moderação e em versão desnatada.

As sementes, como a chia, de abóbora e de girassol, também são excelentes alimentos proteicos. Assim como nozes, castanhas e amêndoas, são ideais para lanches rápidos e receitas de pães e bolos integrais.

Em relação às carnes, as brancas são as mais ricas. Seus principais benefícios são sua contribuição alta para a perda de peso e sua dose baixíssima de gordura. Portanto, dê sempre preferência a elas. Por fim, vale citar os suplementos proteicos mais uma vez, como o whey protein. Eles são uma ótima fonte de aminoácidos, porém nosso organismo ainda precisa digerir para entregar o que realmente precisamos: Aminoácidos Essenciais. Desta forma, torna-se uma inteligente opção a suplementação direta de Aminoácidos Essenciais, como o AMINNU.

É interessante reforçar que equilíbrio é tudo! De nada adianta fazer um consumo excessivo de proteínas e suplementos com a intenção de emagrecer ou ganhar massa mais rápido, se não houver uma ingestão regrada, pois o fígado e o e os rins podem ser prejudicados e até mesmo o coração.

Opte sempre por uma variedade considerável de nutrientes e respeite a quantidade de proteína indicada para suas necessidades específicas. Seus resultados serão muito mais satisfatórios!

E agora, depois de tantas informações importantes sobre os suplementos proteicos, fica a dúvida: qual é o melhor suplemento, aminoácidos essenciais ou whey protein? Descubra todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto.

Compartilhe: