Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Como evitar o catabolismo em veganos?

O veganismo é um estilo de vida adotado por aproximadamente 14% dos brasileiros segundo pesquisa do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísticas). Os motivos para não comer ou ingerir produtos de origem animal são diversos. Mas, ser vegano e ganhar massa magra não é simples. Contudo, saiba que tem como evitar o catabolismo muscular com alimentação equilibrada e suplementação.

Quer saber mais sobre o efeito catabólico no organismo e como evitá-lo? Então continue a leitura do post e fique por dentro do assunto!

O que é catabolismo?

No nosso corpo acontecem diversas reações químicas para a composição e degradação de algumas substâncias. O conjunto delas recebe o nome de metabolismo. Ele é dividido em processos anabólicos e catabólicos. O anabolismo produz compostos orgânicos a partir de pequenos nutrientes.

Um exemplo desse processo é a síntese de proteína com base nos aminoácidos ingeridos — quando essa reação acontece os músculos aumentam. Já o catabolismo é o responsável por quebrar a matéria orgânica em pequenas partes — quando o processo catabólico for maior que o anabólico acontecerá a perda de massa magra corporal.

Quais são as consequências dessas reações para os veganos?

São necessárias proteínas em muitas funções do corpo. Elas são encontradas facilmente em uma dieta com alimentos de origem animal. Em contrapartida, os adeptos do veganismo terão uma quantidade menor do nutriente, mesmo mantendo uma dieta equilibrada.

A falta de aminoácidos no corpo reduz a síntese das proteínas. Mas, conforme visto anteriormente, essa substância tem função importante no corpo, e uma delas é a regeneração muscular. Se não houver abundância desse macronutriente no organismo, o corpo vai retirar o elemento proteico dos músculos, deixando-os menores e menos tonificados.

Além do catabolismo muscular, ainda pode ocorrer:

  • dificuldade no ganho de massa magra;
  • diminuição do sistema imunológico;
  • irregularidade na liberação dos hormônios de crescimento;
  • dificuldade na absorção dos nutrientes pelos órgãos digestivos.

Como evitar o catabolismo?

Mantenha uma dieta equilibrada

A alimentação com carboidratos, gorduras e proteínas, fornece energia e nutrientes para que o corpo tenha os processos anabólicos e catabólicos em equilíbrio. Portanto, não faça dietas muito restritivas de um determinado macronutriente. Coloque variedade de alimentos em suas refeições.

Consuma mais proteínas

Inclua em suas refeições, alimentos proteicos como a lentilha, quinoa, tofu, espinafre e castanhas. Eles são ideais para começar a suprir a falta dos alimentos de origem animal. Não se esqueça de consumi-los todos os dias.

Faça suplementação com aminoácidos

Já se encontra disponível no mercado, suplementos de aminoácidos de origem 100% vegetal. Eles são parecidos com aqueles extraídos do soro do leite e da clara do ovo. Contudo, são incluídos em sua rotina sem medo e com excelentes resultados. Esse suplemento vai contribuir para a produção de proteínas e aumento de massa magra.

A partir de tudo que leu, fica claro que o processo catabólico faz parte do funcionamento normal do corpo e deve ficar em equilíbrio com o anabolismo. A partir disso, você já sabe como evitar o catabolismo em excesso ao inserir hábitos saudáveis no cotidiano.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre catabolismo, acesse o site da Central Nutrition e conheça suplementos feitos para você!

Compartilhe: