Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Alimentos industrializados: por que são um problema para a saúde?

Todos sabemos que uma dieta equilibrada pode prevenir inúmeras doenças. Todavia, mesmo que essa informação seja repetida constantemente, muita gente ainda se descuida dos seus hábitos alimentares e exagera no consumo de alimentos industrializados.

Com a rotina cada vez mais agitada e a facilidade de acesso a refeições prontas, diversas vezes recorremos a opções calóricas, repletas de fertilizantes e hormônios de crescimento. Entretanto, tais alimentos, geralmente, não contêm todos os nutrientes adequados para o nosso corpo e ainda podem causar sérios danos a saúde.

A alimentação incorreta é um dos maiores vilões da qualidade de vida, mas você conhece quais as reais consequências desse tipo de dieta para a sua saúde? Continue a leitura e descubra!

Classificação dos alimentos industrializados

Minimamente processados

Os alimentos minimamente processados são modificados por processos como remoção de partes não comestíveis ou não desejadas. Por meio da secagem, trituração, moagem, fracionamento, filtragem, pasteurização, refrigeração ou congelamento. Isso torna a comida palatável e pode prolongar a vida da comida, mas não envolve a adição de sal, açúcar ou gorduras.

Exemplos: frutas e legumes congelados, arroz, aveia em flocos, nozes, café moído, leite pasteurizado, iogurte natural, suco sem açúcar.

Processados

Quando ingredientes como óleo, açúcar ou ervas são adicionados aos alimentos, o resultado são versões processadas. A função desses itens é aumentar a durabilidade ou melhorar o apelo sensorial.

Exemplos: frutas em calda, alimentos em conserva, vinho, massas e queijos.

Ultraprocessados

Aqui estão os alimentos que não encontramos na natureza. São produzidos usando diversas técnicas e procedimentos. O objetivo é entregar alimentos e refeições prontas para o consumo, ou fáceis de preparar.

Exemplos: salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, salsicha, empanados, pizza congelada, sorvete, chocolate, sopa instantânea.

Efeitos do consumo no organismo

A elevada ingestão de alimentos industrializados pode causar diversos problemas, conheça alguns!

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pela quantidade de gordura corporal elevada. Esse excesso tem diversas causas, como fatores ambientais, genéticos e psicológicos, além do aumento de calorias nas refeições e diminuição do gasto energético diário. Pode causar graves consequências, entre elas, problemas psicológicos, nas articulações e respiratórios.

Osteoporose

Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, provocando a redução da absorção de minerais e de cálcio. Sua origem está intimamente ligada à perda de cálcio ou à carência de vitamina D no organismo, causada por uma alimentação inadequada e representa um verdadeiro desafio médico.

Diabetes

Diabetes é uma síndrome metabólica de múltipla origem, causada pela falta de insulina em nosso organismo ou incapacidade desta exercer corretamente suas funções. O que leva a um aumento do açúcar no sangue e consequentemente ao diabetes.

Colesterol elevado

Outra consequência da alimentação irregular é o surgimento de alterações no colesterol — um tipo de gordura presente em nosso organismo. O excesso de colesterol ruim fica depositado nas paredes de nossas artérias, e com o passar dos anos esse acúmulo forma uma placa que dificulta e até pode impedir a circulação adequada do sangue, causando graves problemas de saúde.

Hipertensão

Já a hipertensão acontece quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores adequados. As principais causas são a obesidade, consumo elevado de sal, álcool, tabagismo, sedentarismo e hereditariedade. Essa doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares como o derrame e o infarto.

Como melhorar a alimentação

Primeiramente, devemos entender que uma alimentação saudável é baseada no consumo de todos os nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado do corpo. Assim, é importante que nossa dieta inclua aminoácidos essenciais, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

Se você busca melhorar seus hábitos alimentares, inclua mais frutas, legumes e verduras em sua dieta. Outra dica é trocar os alimentos refinados pelos integrais, optar por frutas ou iogurtes naturais nos lanches e evitar frituras. Você pode, também, usar suplementos alimentares, que contêm os nutrientes que nosso corpo necessita com praticidade e alta eficácia.

As consequências de ingerir frequentemente alimentos industrializados são graves e requerem atenção e cuidados com a nossa rotina. O ideal é que haja moderação, aliada a hábitos saudáveis, assim obteremos equilíbrio e qualidade de vida.

Gostou deste post? Aproveite a visita e conheça nosso texto sobre os cuidados nutricionais da cirurgia bariátrica.

Compartilhe: