Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

6 dicas práticas que ajudam a aumentar a libido

O desejo sexual envolve o nosso interesse em pensamentos ou atividades sexuais. Todos nós temos uma quantidade natural dessa energia, que é influenciada por nossa biologia e personalidade e que oscila ao longo da vida por diversas razões. Quando esse interesse cai, é normal buscarmos formas de aumentar a libido.

Ainda que de forma geral a baixa libido não seja um problema grave, ela pode prejudicar os relacionamentos e a autoestima de muita gente. Rotina agitada, uso de anticoncepcionais, má alimentação, estresse e excesso de peso são apontadas como algumas das causas da redução dessa energia.

Se você sofre com pouco ou nenhum desejo sexual, saiba que não está sozinho. A boa notícia é que existem muitas formas de resolver esse problema. Continue a leitura e descubra!

1. Cuide do seu sono

O sono ajuda os nervos a relaxarem e contribui para que o organismo funcione corretamente. Dessa forma, quando o corpo não descansa o suficiente, você tende a ficar mais estressado e irritado, podendo perder o interesse em muitas coisas. A exaustão, por sua vez, reduz o seu desejo sexual, e por isso, dormir bem e na quantidade necessária é fundamental para aumentar a libido.

2. Mantenha uma dieta saudável

Optar por uma dieta equilibrada pode ajudar no impulso sexual, melhorando a circulação sanguínea e promovendo a saúde do coração. Além disso, reduzir o consumo de alimentos industrializados e ingerir uma dieta rica em vegetais, pobre em açúcar e fonte de proteínas magras pode ajudar a prevenir distúrbios que afetam a libido.

3. Fique atento ao seu peso

Em alguns casos, o sobrepeso e a obesidade estão ligados ao baixo interesse por sexo, já que estão relacionados a fatores hormonais, como baixas concentrações de testosterona. Algumas pessoas com excesso de peso também podem sentir efeitos psicológicos, como menos confiança e baixo autoestima.

Além de elevar os níveis de energia e proporcionar bem-estar, manter um peso corporal saudável pode melhorar o desejo sexual, tanto física quanto psicologicamente. Para isso, adote uma dieta saudável e faça exercícios regularmente.

4. Invista em suplementos naturais

Suplementos alimentares contendo L-arginina, extrato de Ginkgo Biloba e diferentes vitaminas e minerais são indicadas para aumentar o desejo sexual. Também são úteis para melhorar a frequência do orgasmo e a satisfação com a vida sexual em mulheres com diminuição da libido.

Outra excelente opção é a Maca Peruana, originalmente usada como um remédio natural para melhorar a fertilidade. Agora é reconhecida por suas poderosas propriedades de aumentar a libido. Nas mulheres, ela ajuda a equilibrar os níveis hormonais e a combater os efeitos colaterais da menopausa — como depressão, ansiedade e disfunção sexual — que podem piorar o apetite sexual.

 

5. Troque o seu método contraceptivo

A pílula anticoncepcional e outras formas hormonais de prevenção da gravidez também podem ter efeitos negativos sobre o desejo sexual das mulheres. Os contraceptivos estão associados não apenas à baixa libido, mas também à diminuição do prazer e da lubrificação, devido a uma diminuição na produção de andrógenos nos ovários, como a testosterona.

Essas substâncias desempenham um papel importante no prazer durante a relação sexual. Portanto, se você suspeita que sua contracepção hormonal está afetando sua libido, converse com seu médico sobre a mudança do tipo de método.

6. Melhore a qualidade do seu relacionamento

Muitos casais experimentam uma calmaria no desejo e na frequência sexual em certas fases do relacionamento. Isso pode ocorrer depois de alguns anos juntos ou se uma pessoa percebe que as coisas não estão indo bem em seu convívio íntimo.

Concentrar-se em melhorar o relacionamento pode aumentar o apetite sexual. Algumas atitudes como planejar noites românticas, conversar abertamente sobre o assunto e passar mais tempo de qualidade juntos podem contribuir para fortalecer a união e aumentar a intimidade e o desejo.

Como você deve ter notado, o desejo sexual é uma questão complexa e que envolve componentes psicológicos, físicos e de relacionamento. Conhecer as causas do baixo interesse pode ajudá-lo a encontrar o melhor tratamento para aumentar a libido.

E aí, gostou das nossas dicas? Se quiser mais conteúdos exclusivos, siga nossas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram!

Compartilhe: