Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Fique por dentro de 4 hábitos que combatem o intestino preso

Quem já sofreu com o intestino preso sabe o quanto são incômodos o inchaço e a dor, que varia de leve a muito intensa. Mas você sabia que a prisão intestinal é bastante comum? A boa notícia é que, com algumas modificações no cotidiano, seu intestino funcionará normalmente. O resultado será mais disposição, pele e cabelo brilhantes e diminuição da barriga.

Ficou curioso para aprender como melhorar o seu trânsito intestinal? Continue a leitura do post e logo saberá!

Entenda o que causa o intestino preso

A prisão de ventre acontece geralmente devido a uma alimentação desequilibrada e ao sedentarismo. Os principais fatores observados são:

  • pouca ingestão de água;
  • consumo em excesso de comidas processadas;
  • falta de fibras no cardápio;
  • alto consumo de fast-food;
  • falta de atividades físicas regulares;
  • estresse;
  • hipotiroidismo;
  • alguns medicamentos.

Saiba como a prisão de ventre prejudica sua saúde

Você alguma vez já ouviu, como descrição de uma pessoa, que ela está “enfezada”? Reflita um pouco! Talvez ela esteja “cheia de fezes”, ou seja, com o intestino preso. Suas principais características são a raiva e o mau humor. Seu cabelo e sua pele parecem não ter vida. É óbvio que a situação vai afetar a vida social desse indivíduo.

Além disso, ficar com o trânsito intestinal ruim cria desconforto físico, pois aumenta a quantidade de gases que estufam a barriga. Outros transtornos também podem surgir, já que a vontade de ir ao banheiro acontece a qualquer momento, como no meio de uma reunião importante.

Conheça os 4 melhores hábitos para se livrar do intestino preso

1. Consuma fibras

Esse nutriente é muito importante para a formação do bolo fecal. É ele que dá volume às fezes. E, junto à água, essa massa percorre todo o intestino com facilidade. A quantidade ideal a ser ingerida diariamente são 25 gramas.

Essa quantidade é facilmente consumida quando você se alimenta de produtos naturais como frutas, verduras e grãos. Leia o rótulo dos produtos, pois essa informação está lá também.

2. Beba mais líquido

A ingestão de líquidos, principalmente a água, facilita o trânsito intestinal. O bolo fecal perde líquido ao passar pelo intestino, portanto, se ele está bem hidratado, deslizará com mais facilidade.

3. Faça massagem na barriga

A automassagem abdominal é muito boa para estimular os movimentos naturais do intestino. Ela pode ser feita ao fechar uma das mãos e realizar movimentos circulares na barriga no sentido horário. A ativação intestinal pode ser realizada em posição sentada ou deitada.

4. Pratique atividades físicas

Parece clichê falar que os exercícios são essenciais para manter da saúde. No entanto, exercitar-se é realmente muito importante. No que diz respeito ao intestino, a ginástica estimula seu perfeito funcionamento e ajuda a eliminar gases. Faça exercícios no mínimo 3 vezes por semana.

Levando-se em consideração esses aspectos, fica claro o quanto é prejudicial à saúde ficar com o intestino preso. Contudo, ao mudar alguns hábitos, você se livra do incômodo. Procure um médico se perceber que, mesmo com as alterações em sua rotina, o trânsito intestinal está lento. Nunca tome remédios por conta própria! Aqueles que aliviam a prisão de ventre, quando em excesso, provocam diarreia e muitos gases. Cuide-se! Sua saúde é preciosa!

Agora que aprendeu mais sobre intestino preso, aproveite para nos seguir no Instagram e no Facebook para visualizar e curtir mais informações sobre saúde e suplementação!

Compartilhe: